top of page

AINDA SOBRE OS PRINCÍPIOS PARA O MOVIMENTO WESLEYANO

5 de jul. de 2017
3 min de leitura

Ronaldo

Semana passada apresentamos alguns dos princípios para o movimento wesleyano. Quando falamos de fé e ação pelas igrejas, o novo que se legitima sempre é um tipo de reforma, quando se busca as origens para revigorar as práticas atuais.

Em um novo contexto, mais complexo e desafiador, a inspiração e o exemplo podem ser buscados nas raízes, quando tudo começou. Fundamentar o caminho em alguns princípios, os quais continuo a enumerar a seguir:



3. O novo metodismo será enraizado na Escritura

Havia uma razão pela qual John Wesley e seus amigos em Oxford eram ridiculamente chamados de “traças da Bíblia", dentre outras coisas. Eles estavam rigorosamente empenhados em ler, internalizar e viver as palavras da Escritura.

Wesley se ficou famoso como "um homem de um só livro", referindo-se, é claro, à Bíblia.

Embora Wesley tenha lido outras obras, muito amplamente, nenhum outro livro poderia se comparar em importância, porque apenas a Bíblia poderia nos mostrar como ser salvos.

A alfabetização bíblica precisa ser fortalecida. A Bíblia é o único guia confiável que temos para nos levar à salvação.

Há coisas que podemos derivar sobre Deus apenas observando a criação que nos rodeia. Por exemplo, podemos entender que Deus é criativo e deseja ordem. Podemos argumentar com isso que Deus é bom. Mas não saberíamos, por exemplo, que "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todos os que nele creem não pereçam, mas tenham vida eterna" - João 3:16.

Do mesmo modo, não é provável que vejamos na natureza a clareza do comando de Cristo para amar os inimigos e orar por nossos perseguidores - Mateus 5:44 -, ou que, para entrar no reino dos céus, devemos nos tornar como uma criança - Marcos 10:15.

Por meio da Escritura, Deus nos revela coisas que nunca saberíamos de outra forma. Mais importante ainda, a Bíblia nos conta a história da salvação, começando com a criação.

Há mais uma razão, no entanto, para prestar muita atenção às Escrituras: você pode ter um avivamento sem se basear na Bíblia, mas não vai durar e, em breve, irá se desviar. O analfabetismo bíblico em uma geração que busca milagres nos tornará vulneráveis a falsos sinais e maravilhas.


4. O novo metodismo será verdadeiramente wesleyano

A cultura do mundo se voltou contra os que pretendem levar uma vida genuinamente pautada por valores e comportamentos cristãos. Algumas igrejas sugerem a fuga, para resistir ao niilismo, dizendo que é preciso formar comunidades bem fechadas, que servirão como um tipo de ‘arca’ que ajude a enfrentar a inundação do neopaganismo na cultura ocidental. Esta seria a melhor esperança de preservar uma identidade cristã no meio de um mundo hostil.

Porém, e se John Wesley tivesse feito isso? Felizmente, ele não fez. Na verdade, fez exatamente o contrário. Ele pregava nos campos e onde o povo escutaria. Ele entrou nos lugares onde sabia que as pessoas eram hostis a ele. Ele foi atacado por bandidos. Era ridicularizado.

Wesley não se retirou da cultura. Ele enfrentou isso. E no meio de tudo, liderou um avivamento que varreu a Inglaterra e, eventualmente, se tornou um movimento global.

Preferimos a opção wesleyana: evangelismo de alta octanagem, num profundo compromisso com a Escritura, ênfase na santificação e na santidade social. Santidade social e a justiça social são duas coisas diferentes. A santidade social significa que Deus trabalha por meio de nossas relações com outras pessoas, para nos tornar como Deus quer que possamos ser.

As reuniões de classe do movimento Wesleyano visava a santidade social. As pessoas trabalham pelo bem-estar espiritual uns dos outros, encorajam uns aos outros e confessam seus pecados. Isto é o que Wesley quis dizer com "conferências sagradas”.

Esta não é uma publicação sobre a Igreja Metodista. Trata-se de algo muito maior, mais poderoso e mais importante. As instituições podem ser úteis, mas um movimento vai mudar a vida das pessoas. É disso que queremos fazer parte - um movimento ou, mais precisamente, um movimento de Deus.


* Adaptado de WATSON, D. Four marks of the next methodism. Disponível em <https://goo.gl/Wd9gA4> acesso em 20/06/2017.

Luciano Sathler Professor de Escola Dominical Membro na IM Central em Santo André

Comentários


Post em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
SOBRE NÓS

Somos a Igreja Metodista na Terceira Região Eclesiástica do Brasil, seja muito bem-vindo(a)

ao nosso site regional. Deus abençoe!

LOCALIZAÇÃO

(11) 5904.3000

Rua Dona Inácia Uchoa, 303
Vila Mariana - São Paulo/SP
CEP 04110-020

contato@3remetodista.org.br

Receba nossos boletins eletrônicos

Nunca perca uma atualização

CONECTE-SE
  • Instagram
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+
  • Grey YouTube Icon
  • Grey SoundCloud Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Blogger Icon
  • Cinza Google Places Ícone

© 2017 por Sede Regional da Igreja Metodista 3ªRE. | Política de Privacidade

bottom of page