top of page

A BELEZA ESSENCIAL


Ronaldo
mulher

Dentre as muitas narrativas bíblicas de mulheres usadas por Deus, sem dúvida há um lugar especial para Abigail. “Esta era sensata e formosa”, mas o seu marido, Nabal, diametralmente oposto: “era duro e maligno em todo o seu trato” (1Sm 25.3).


Sua saga começa quando o seu marido se recusou a fornecer provisão de alimentos aos famintos homens enviados por Davi, que se encontrava no deserto. Ele recusou, desdenhou de Davi e ainda lançou-lhes impropérios. Ao ser informado do ocorrido, Davi, tomado de ira, decide ir até aquela fazenda e matar os homens que ali habitavam.


Quando Abigail soube o que Nabal fizera, ela se apressou para evitar o pior. Carregou um jumento com pães, vinho e cereais, e vai até Davi, “porém nada disse ela a seu marido Nabal” (1Sm 25.19).


Um dos aspectos da sabedoria é saber discernir quando “esperar” em Deus e quando “agir”. Enganam-se os conselheiros matrimoniais que sugerem uma “passividade eterna” da mulher, diante de situações insustentáveis, e passam a impressão que nenhuma forma de ação ou responsabilidade cabe a ela. Quando uma situação familiar de erros e desacertos chegou ao seu limite, “alguém” da casa precisa fazer algo... Qualquer um.


Sem dúvida, Abigail era uma linda mulher, mas também prudente. Vivemos tempos em que a beleza e aparência são o que contam... mas só ‘beleza’ não adianta. Formosura sem sensatez torna pessoas vazias e fúteis. Porém, a sensatez dá conteúdo à beleza.


Hoje, a cirurgia plástica pode tornar o rosto sem imperfeições... Entretanto ela jamais consegue tornar alguém belo, pois a beleza essencial vai além. Na verdade, o belo reside na singularidade que cada um traz em suas ‘imperfeições’: uma pinta no rosto, um cabelo desalinhado, a voz rouca....


Quando Abigail voltou para casa, depois de apaziguar a ira de Davi, encontrou seu marido Nabal embriagado “e ela não lhe contou cousa alguma, nem pouco nem muito, até ao amanhecer” (1Sm 25.36).


Nem sempre é hora de falar. Sabedoria é saber quando falar, e saber quando calar. Haverá situações em que não é o momento, não é hora, não é lugar.... Muitos insistem em ‘colocar pra fora’ o que estão sentindo, ainda que o momento seja inadequado; depois não entendem porque uma ‘simples frase’ se transformou numa grande discussão.


Não banalize a palavra. Se tiver de falar, fale com sabedoria, fale em amor, utilize as palavras com moderação... e principalmente veja se aquele é o momento – não estrague um passeio, uma festa, só porque você se “achou no direito” de falar naquela inoportuna ocasião.


Somente no dia seguinte, Abigail “deu a entender” o que fizera. E o coração de Nabal se amorteceu, e ficou ele como pedra (1Sm 25.37). Passados alguns dias, “feriu o Senhor a Nabal, e este morreu” (1Sm 25.38). Parece que viver de modo “nabalesco” (louco), abrevia os dias.


E quanto à viúva Abigail? Davi, quando soube da morte de Nabal, enviou-lhe mensageiros pedindo-a em casamento. Aquele homem de Deus não deixaria passar a oportunidade de ter alguém tão especial ao seu lado.


Muitos acham que o padrão da beleza feminina chama-se “Gisele”. Estão enganados: o padrão bíblico de beleza a ser buscado é “Abigail”. E, quanto aos rapazes, será sinal de inteligência e sensatez encontrar as “Abigaís” para desposa-las.


Talvez agora mesmo haja alguma ao seu lado. Boa sorte! Daniel Rocha Pastor na IM Central em Santo André

#colunistas #Daniel #mulher

Post em Destaque