top of page

Algumas dicas e orientações práticas • 3ª parte - Hábitos de Consumo


Ronaldo
 

“Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento,pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro.É mais preciosa do que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela.” - Provérbios 3.13-15

 

Continuando os assuntos das últimas semanas, onde ofereço algumas dicas e orientações práticas sobre finanças pessoais, esta semana falarei sobre hábitos de consumo.


Muitos relacionamentos afetivos e de amizade se baseiam de forma muito intensa em torno de hábitos de consumo. Existem muitos casais casados ou de namorados, por exemplo, que com bastante frequência viajam juntos, saem para comer fora de casa, conhecem lugares novos para comer ou se divertir, saem juntos para realizar compras, dentre diversos demais hábitos de consumo. E não há problema nisso, é muito gostoso poder viajar, comer fora, comprar roupas novas, etc, quando se a capacidade financeira para isso, claro.


Existe SIM um problema, quando o relacionamento tem a sua BASE nesses hábitos de consumo. Existe SIM um problema, quando o relacionamento começa a passar por sérias dificuldades por não conseguir mais realizar esses hábitos de consumo, seja por quais motivos forem (dificuldades financeiras, por exemplo). Como o relacionamento se baseou basicamente sobre hábitos de consumo em comum, quando estes não podem ocorrer, o relacionamento sofre.


Da mesma forma, muitos relacionamentos de AMIZADE também se baseiam em hábitos de consumo juntos, e isso é MUITO comum no convívio de uma comunidade de fé, no convívio das igrejas. É normal, por exemplo, amigos se reunirem para almoçar depois da escola dominical de manhã (ou depois do culto matutino), ou então comer uma pizza depois do culto vespertino. Também NÃO há problemas nisso, é gostoso poder sair para comer algo depois do culto, quando muitas vezes já se está com fome.

O problema está quando os relacionamentos de amizade se baseiam basicamente sobre tais hábitos de consumo. Existe SIM um problema, quando não existem outras formas de convívio profundo em comunidade, a não ser nestes momentos de hábitos de consumo em comum. Além, claro, de muitas vezes limitar a participação de todos, pois muitas pessoas hoje em dia não possuem condições financeiras para esses hábitos de consumo constantes, semanais.


Dessa forma, gostaria de propor algumas ALTERNATIVAS saudáveis e pouco (ou nada) custosas para que relacionamentos afetivos e de amizade não se baseiem basicamente sobre hábitos de consumo custosos em comum.


• Existem opções de passeios gratuitos na sua cidade, como parques por exemplo. Por que não juntar seus amigos ou ir com seu cônjuge para caminhar ou dar umas voltas de bicicleta no parque, desfrutar a natureza, desintoxicar um pouco da poluição, jogar bola, brincar, levar um violão, etc?


• Além de parques, alguns locais de SP especificamente tornaram-se pontos bem interessantes de lazer e turismo, como a própria Av. Paulista, que aos domingos fica fechada aos carros e aberta integralmente às pessoas e bicicletas, ou o Minhocão, por exemplo.


• Existem muitos museus, exposições, teatros e programações culturais que são gratuitas ou baratos! Basta pesquisar, e a internet pode ajudar muito a encontrar estas opções! Particularmente gosto bastante do Guia da Semana, onde você consegue selecionar o DIA que pretende pesquisar, e ver quais programações acontecerão neste dia! Não é incomum encontrar BOAS opções de lazer, a custo zero ou bem baixo. O link é http://www.guiadasemana.com.br.


• PLANEJE-SE! Não deixe para pensar em suas opções de lazer em cima da hora, pois não será possível se organizar, e geralmente você vai pagar mais caro por isso. Se vai para algum lugar (parque, por exemplo), verifique se não é melhor ir de táxi/uber, pra não ter que se preocupar com lugar pra estacionar, valor do estacionamento, verifique se dá pra levar um lanche pronto de casa, ao invés de pagar mais caro por lanches no local (que tendem a ser menos saudáveis do que os que você pode levar), etc!


• Se você sabe que TODO domingo você vai querer comer algo depois do culto, já combine com as pessoas pra fazer um almoço na igreja, ou para cada um levar algo ao culto da noite, pra comerem juntos após o término, no salão da igreja ou na casa de alguém (o que na maioria das vezes é muito mais gostoso e legal do que ir comer em algum lugar). Sem esquecer-se de fazer um mutirão depois pra ajudar o/a dono/a da casa a limpar tudo ao final!


• Ao invés de todas as vezes se encontrar com amigos apenas pra saírem ou comerem fora juntos, marquem na casa de alguém, no salão de festas do prédio de alguém, cada um leva uma comida ou podem cozinhar algo juntos, levem jogos de tabuleiro (Uno, Imagem & Ação, jogo “Academia”, “Burro”, dentre muitos outros), ou vejam um filme juntos (existem MUITAS opções online, como Netflix, Now, etc).



• Você não precisa PARAR de ter hábitos de consumo em seu relacionamento afetivo ou relacionamentos de amizade. Pode apenas colocar um limite, e ter todas estas alternativas (e outras que pensar) em mente. Para facilitar seu orçamento, separe uma categoria para LAZER, e especifique um valor a ser gasto naquele mês. Por exemplo, coloque um limite de R$ 300 a ser gasto com lazer no mês. Você pode gastar TUDO num jantar em um lugar mais caro, e fazer programas gratuitos o resto do mês, ou pode toda semana sair para comer e se divertir em lugares que custem mais barato, ou pode sair escolher 2 programações um pouco mais caras por mês pra aproveitar, etc.


Continuamos nas próximas semanas! Se desejar, faça suas considerações no espaço abaixo destinado a comentários! Coloque suas questões e dúvidas, que eu possa trabalhar em cima disso em próximos textos!


Grande abraço e que Deus nos abençoe!

Ronaldo Bella Sócio da Allux Investimentos Membro na Catedral Metodista de São Paulo

#colunistas #finanças #ronaldo #dicas #consumo

Post em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page