top of page

Como desenvolver a mente cristã


Ronaldo
mente

“Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instrui-lo?

Mas nós temos a mente de Cristo. ” I Coríntios 2:16.

É desalentador assistir pela TV ou presenciar as cenas de barbárie que aconteceram no Estado do Espírito Santo recentemente, quando bandidos e desordeiros tomaram as ruas para matar, assaltar, roubar e depredar o que podiam. A mídia destacou que os larápios aproveitaram uma oportunidade aberta pela falta de policiamento. Essas desgraças vêm se somar à crise do sistema prisional brasileiro, agudizada pela ascensão do crime organizado que se materializa em diferentes facções.Os servos de Deus sentem-se acuados.


Chega às raias da incompreensão perceber como a brutalidade, a imoralidade e o ódio podem se apossar das pessoas. É a plena submissão aos principais propósitos satânicos: Roubar, matar e destruir – João 10:10a. Fica claro que prevalecem alguns traços da cultura brasileira, que valorizam a violência e o egoísmo como meios de prevalecer sobre o outro.


As pessoas que participaram de saques e outras contravenções se sentiram motivadas pela ausência do Poder Público que pudesse limitar e castigar esses atos. Trata-se de uma clara demonstração de ausência da mente cristã. A mente cristã é uma maneira de pensar sobre todas as questões e áreas da vida, tendo como base os pressupostos e ensinamentos fundamentais da Escritura.


É uma condição espiritual e intelectual, da mente e do coração, por meio da qual a totalidade das coisas é vista e interpretada.A mente cristã é fundamentada na verdade objetiva enraizada em Deus e revelada na Criação, na humanidade, em Cristo e na Escritura.


Tem uma visão holística, sendo capaz de olhar para a totalidade da vida e não apenas alguma esfera religiosa estreita. Isso inclui a arte, a política, o Direito, a intimidade, o trabalho, a economia e a educação, por exemplo. A mente cristã pavimenta o caminho para amar a Deus como todo o pensamento – Mateus 22:37.


Ser bombardeado pelas péssimas notícias trazidas pela mídia não colabora para termos uma visão equilibrada sobre o mundo e as pessoas que o habitam. É preciso cuidado com as histórias às quais nos expomos. Não recomendamos o isolamento.


Mas é preciso dedicar tempo igual ou maior do que o que aplicamos à mídia no estudo da Bíblia, no convívio com a comunidade cristã e na oração para dar conta de não enlouquecer com o restante e poder emitir opiniões pautadas pelo amor, a sabedoria e a compaixão. Luciano Sathler Professor de Escola Dominical Membro na IM Central em Santo André

#colunistas #Luciano #mental #mente #desenvolver

Post em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page