COMO SABER COM CERTEZA OS PLANOS QUE DEUS TEM PARA VOCÊ


Ronaldo

O profeta Jeremias estava cercado pela desolação, o desespero e a traição, o mundo inteiro parecia cair aos pedaços. Sua família, sua nação, seu povo - tudo continuava a desmoronar e ser destruído ao seu redor. Mas, bem no meio desse tempo sombrio, Deus deu uma promessa que ainda nos enche de esperança hoje:


"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar esperança e futuro" - Jeremias 29:11.


Talvez você tenha se deparado com a tristeza que Jeremias sentia. Talvez você também saiba o que é ver e sentir tudo desmoronar ao seu redor. Você conhece a dor e a incerteza, que nenhuma palavra de consolo parece dar conta.


Mas você conhece a promessa?


Deus deu essa promessa ao povo de Israel que viveu no exílio, mas não é menos verdadeiro para qualquer um de nós que seguem a Jesus. Ele tem um plano e propósito para nós que, embora nem sempre seja fácil, é seguramente para o nosso bem e a Sua glória - Romanos 8.


Então, como podemos saber esse plano que Ele tem para nós? E como podemos andar com confiança nele?


Aprenda a ouvir


Antes que Deus ministrasse essa famosa promessa, Ele advertiu o povo de Israel para não escutar falsas vozes - Jeremias 29:8-9. O mesmo é verdade para você. Ao redor, você ouvirá o conselho de muita gente sobre quais objetivos perseguir e a razão pela qual sofremos na terra, bem como superar desafios. De fato, todas essas vozes podem ser ensurdecedoras.


Mas, conhecer os planos que Deus tem para você significa ouvir Aquele que os tem. Você precisa ter tempo na sua vida diária para se dedicar, ler a Palavra de Deus e falar com Ele. Essa é a única maneira que você pode navegar em meio à cacofonia de opiniões que se jogam contra você. Quando você conhece o seu Criador e Sua voz, você pode ouvi-Lo acima do barulho. Ou em meio ao silêncio ensurdecedor, quando a resposta não vem no tempo ou como desejava.


Quanto mais você se acostuma com a Sua Palavra, mais confiante estará em Sua orientação por meio do Espírito Santo.

Mantenha a cabeça erguida


Deus falou esta passagem para o povo de Israel, que tinha sido arrastado para longe, no exílio, longe de suas casas. Eles enfrentaram alguns tempos muito difíceis, mas Ele não queria que a perda anterior fosse seu foco. Em vez disso, Ele queria que eles se concentrassem na esperança futura.O mesmo é verdade para você.


Quando você enfrenta desafios ou mesmo dores aparentemente insuportáveis, vai querer sair ou mudar de direção. Mas, se você dedicar tempo para ouvir a Deus, os desafios não significam necessariamente que é preciso jogar a toalha. Na verdade, são os próprios desafios que o preparam para o propósito de Deus em sua vida.


Quando os oficiais lançaram o apóstolo Paulo na prisão, ele não tomou isso como um sinal de que deveria empacotar suas coisas e voltar para casa. Ele usou a oportunidade para cantar louvores e testemunhar ao carcereiro e sua família - Atos 16.


Se seus filhos parecem estar correndo cada vez mais longe de Cristo, se o seu casamento não está melhorando, se nenhum trabalho se abrir, não deixe que essas circunstâncias o arrastem para baixo.


Procure oportunidades para iluminar ainda mais com a luz de Cristo. Peça a Deus para continuar moldando você durante as provações.


Mantenha sua fé que Deus tem algo de bom para você, mesmo se você não puder vê-lo ainda. Afinal, o propósito de Deus para nossas vidas muitas vezes nos leva pelo vale para nos refinar.


Olhe para cima e para a Cruz


Deus deu uma promessa surpreendente aos israelitas nos tempos de Jeremias: "Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração" - Jeremias 29:13.


Pouco tempo depois, Deus cumpriria todas as promessas que Ele lhes fizera. No nosso caso, todos os planos e promessas de Deus para nossas vidas começam com a cruz. Nosso propósito nessa terra começa no Calvário, com a morte de Jesus, prossegue para o túmulo e a Sua ressurreição. Como cristãos, estamos aqui para compartilhar essa boa notícia em tudo o que fazemos. Isso está no coração do que Deus pretende para nós - II Coríntios 5:20.


Assim, qualquer plano que Deus tenha para você começará e terminará com Jesus. Você terá a oportunidade de compartilhar as boas novas sobre Ele em qualquer situação que Deus pretende para você.


Faça um inventário de seus objetivos e aspirações. Jesus está no centro deles? Se não ou você não tiver certeza, peça a Deus para ajudá-lo a manter a cruz à vista.


Adaptado livremente de <https://goo.gl/OikYNg> acesso em 12/05/2017.

Luciano Sathler Professor de Escola Dominical Membro na IM Central em Santo André

#colunistas #Luciano #planejar

Post em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga