Comunicado sobre LGBT

Aos Pastores e Pastoras
Aos Irmãos e Irmãs
Graça e paz
Comunicado
“...Completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma cousa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento”. (Fp 2.2)
Frente às recentes manifestações de alguns e algumas metodistas da Terceira Região Eclesiástica apoiando a causa LGBT, querendo trazer esta discussão para a pauta da Igreja Metodista no Brasil, tem causado um desconforto espiritual na fé e na crença de muitos outros e muitas outras que comungam de nossa fé cristã. Somos, enquanto liderança regional, questionados sobre qual a postura da Igreja Metodista sobre o assunto.
Esclareço que a Igreja Metodista tem muito bem definido o seu posicionamento sobre o assunto e ele é expresso nas Cartas do Colégio Episcopal: sobre Sexualidade; e sobre Homossexualismo e no Pronunciamento sobre a Lei da Homofobia. Estes documentos podem ser encontrados no Site da Igreja Metodista: www.metodista.org.br e devem ser lidos e estudados pelos irmãos e irmãs.
Não apoiamos a causa LGBT, mas estamos dispostos a receber a todos/as para ministrarmos o que as Escrituras nos falam sobre o assunto. Nosso referencial é a Bíblia e não ideologias humanas.
A Carta Pastoral “A Igreja e a Questão do Homossexualismo” expressa claramente nossa posição como cristãos e como Igreja Metodista. Assim, reafirmamos as orientações pastorais contidas ali:
Nós abominamos o pecado, mas devemos exercer amor semelhante ao de Jesus para com todos os pecadores. Sobre hipótese alguma devemos ter uma atitude preconceituosa e discriminatória em relação aos homossexuais. São pessoas carentes de respeito e amor;
Não devemos considerar os homossexuais mais pecadores do que alguns que estão dentro da igreja, que são mentirosos, maldizentes, injustos, como bem classificou o apóstolo Paulo (1 Co. 6.9-10). A Igreja tem a tendência de considerar um/a adúltero um/a pecador/a mais aceitável do que um homossexual;
Por outro lado, não devemos deixar de dizer ao pecador, seja ele um homossexual ou não: “...porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm. 6.23), abordando a Graça de Deus para com todos/as os/as pecadores/as.
Outrossim, é sempre bom lembrar ao corpo pastoral de nossa igreja sobre o seu dever de zelar e fazer cumprir o posicionamento oficial de nossa igreja.
Assuntos expostos e debatidos em redes sociais expressam opiniões de pessoas em seu direito individual de se manifestar. Isso não significa que expressem o que a Igreja Metodista acredita. Os nossos documentos, que são disponibilizados e divulgados para toda a igreja, eles sim contêm a orientação a ser seguida pelos/as metodistas brasileiros/as.
Deste modo, esperamos que o povo metodista na Terceira Região se coloque em oração e que ao manifestarem sua opinião nas redes sociais o faça sem ofensas, sem agressões e que seja temperada com o amor cristão.
São Paulo, 23 de outubro de 2017.
José Carlos Peres
Bispo-Presidente da 3ª RE
Superintendentes Distritais: Miguel Ângelo Fiorini Jr. Glenn Ivan Ynguil Fernandez Alcides Alexandre de Lima Barros Helena Rezende Fiorini Jonas Mendes Barreto Márcio Miguel de Oliveira Arbex Daniel Rocha Moisés Monteiro de Moraes Eduardo Seixas Junior Reinaldo Carvalho Monteiro