top of page

Confie em Deus para vencer a crise


O Brasil está vivendo uma de suas maiores crises dos últimos tempos. Crise financeira, moral, ética, educacional, saúde, familiar e política. Em função dela muitas pessoas estão desanimadas, inclusive, irmãos e irmãs crentes, e não acreditam que tenhamos um bom futuro pela frente. Se olharmos para a crise ou para os/as políticos, não veremos possibilidade alguma de vencermos essa crise instaurada. Entretanto, se olharmos e esperarmos em Deus, teremos esperança de um bom futuro para nossos filhos e filhas.


Como se comportar diante da crise – Salmos 131:1-3


SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando a procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, é a minha alma para comigo. Espera, ó Israel no Senhor, desde agora e para sempre.


O salmista Davi apresenta, através deste Salmo, a melhor alternativa para vencer a crise: Confiar em Deus. Confiança se desenvolve a partir do aprofundamento relacional com o Senhor, tornando-se íntimo de Deus. O Salmo certamente descreve o estilo de vida do Rei Davi pois, em diversas situações de sua vida, ele demonstrou sua confiança em Deus. Sua história é recheada de momentos críticos pelos quais passou e sempre confiou no Senhor, o único que poderia livrá-lo. Quem não se lembra de como derrotou Golias, sua afirmação foi: “Vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos” (1 Samuel 17.45). Outra crise vivida por Davi tinha a ver com a perseguição que Saul empreendeu contra ele, uma delas é descrita em 1 Samuel, capítulo 26.


Sem dúvida, para Davi e para o povo de Israel, que estava vivendo sob o governo de um Rei que perdeu a bênção do Senhor. Tratava-se um tempo nebuloso, sem muitas perspectivas, se visto sob a ótica humana, mas não para um Deus Todo Poderoso que nos concede vitória!


Atitudes de quem confia em Deus


1 – Nada de Orgulho


Devemos sempre reconhecer nossa dependência do Senhor, tendo uma visão clara de quem somos: pobres pecadores. Como Davi, precisamos saber quem somos e confiar em Deus para conquistarmos a bênção de sermos vencedores também sobre o orgulho, que muitas vezes se apodera de nós.

  1. Procurar desenvolver humildade – Senhor não é soberbo o meu coração – Com esta declaração expressamos consciência de que nossas ações e recompensas não são motivadas por merecimento e sim pela graça de Deus;

  2. Procurar ter olhos puros – Não é altivo o meu olhar – Com essa declaração revelamos o conhecimento que temos de nós mesmos, somos pó e reconhecemos que o Senhor Deus é soberano e criador de tudo. Afirmamos que somos o que somos, dependentes da graça e da misericórdia do nosso Deus;

  3. Procurar por coisas simples – Não ando a procura de grandes coisas – Deste modo podemos quebrar toda ostentação e vaidade, valorizando toda a bondade de Deus para conosco. Quem procura por grandes coisas nunca se contenta com o que tem, quer sempre mais.

2 – Nada de Ansiedade


É comum nas pessoas, até entre os/as crentes, a murmuração e o lamento em tempos de dificuldade. Há quem chega à depressão por não suportar o sofrimento. Com Davi aprendemos a lutar contra a ansiedade. Sua expressão de confiança está contida na afirmação que ele faz ao declarar que fez calar e sossegar sua alma. Como uma criança descansa sossegada nos braços da mãe que a acalenta, ele nos ensina a descansar nos braços do Pai. Que descrição maravilhosa! Deus nos sustenta em tempos de crise e de sofrimento. Ele é digno de confiança.


3 – Nada de Desespero


Ao concluir sua oração, Davi diz: “Espere Israel no Senhor, desde agora e para sempre”. Assim, ele orienta o povo israelita que a esperança deve estar toda no Senhor. Para o homem e a mulher de Deus, a esperança é o seu sustento e a sua segurança. Deus nos fortalece em meio às tribulações e adversidades. Esperança deve ser o nosso motor para a plena confiança naquele que pode salvar. Esperança é um produto da fé que depositamos em Deus.


Finalizando


Somos desafiados neste momento de crise pela qual o país vem passando a confiar em Deus. Portanto, oremos ao Senhor para que Ele coloque os olhos favoravelmente sobre nossa nação e veja sofrimento de milhões de desempregados, que certamente estão com os olhos marejados de lágrimas clamando por socorro. Cabe aos homens e mulheres de Deus, no mínimo, batalhar em oração junto a Deus para que o socorro venha sobre os/as necessitados/as. Deus é poderoso para salvar. Nosso socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra. Louvado seja o Senhor.

 

José Carlos Peres Bispo presidente da Igreja Metodista na Terceira Região Eclesiástica

#Deus #crise

Post em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page