Cultivando um coração sábio.

“Ensina-nos a contar os nossos dias,de tal maneira que alcancemos corações sábios.”
Salmos 90.12
Por que cuidar das finanças é tão importante? Por que enfatizar tanto a necessidade de melhor administrar as finanças, falar tanto sobre a importância de poupar e sobre os cuidados com as dívidas? Porque se trata de lidar melhor com aquilo que custa uma das coisas mais preciosas da vida: o nosso TEMPO! E como diz o salmo atribuído a Moisés, citado no início deste texto, entender o VALOR do nosso tempo, dos nossos dias, ajuda-nos a ter um coração mais sábio!
A gigantesca maioria da população não possui patrimônio suficiente para apenas viver da renda de seus investimentos, de forma que precisamos trabalhar para nos sustentar.
Não há mal no trabalho e em receber um salário, as próprias Escrituras falam bastante sobre isso, como na recomendação de Paulo aos tessalonicenses em 2 Ts 3.10, dizendo que “se alguém não quiser trabalhar, também não coma”, ou quando o sábio diz em Provérbios 21.25 que “o preguiçoso morre de tanto desejar e de nunca pôr as mãos no trabalho”, ou quando diz em Provérbios 13.11 que “quem ajunta (a riqueza) com o próprio trabalho aumentará”, dentre inúmeros outros textos.
A grande questão é que o trabalho é a remuneração que recebemos em troca de pelo menos 2 coisas: nosso TEMPO e nosso conhecimento / capacitação técnica. Investimos no trabalho um grande tempo de nossas vidas, abrimos mão de estar mais com nossas famílias, filhos/as, cônjuges, familiares, abrimos mão de praticar mais nossos hobbies, de viajar, de nos divertir, de investir mais tempo com a Palavra de Deus, até mesmo de estar mais em comunhão com nossos/as irmãos/as, tudo isso por um salário.
Dessa forma, é um grande desperdício de TEMPO e de VIDA investir TANTO para obter um salário, para desperdiçá-lo impensadamente. É literalmente jogar seus anos de vida no lixo.
Para ajudar você a melhor administrar aquilo que nos custa tão caro, a partir da semana que vem (e durante algumas semanas) passarei a dar algumas dicas bem práticas de como administrar melhor seu salário e seu patrimônio.
Para quem quiser desde já praticar um exercício MUITO útil, que vai preparar para os textos das próximas semanas, recomendo colocar em uma folha de caderno ou em um arquivo de Word TODAS as suas despesas mensais, concentrando em categorias (aluguel, supermercado, saúde, seguros, transporte, estética, etc). Depois aloque cada categoria em um dos 4 itens a seguir:
• Despesas Obrigatórias Fixas (aluguel, por exemplo) • Despesas Obrigatórias Variáveis (supermercado, por exemplo) • Despesas Não-Obrigatórias Fixas (assinaturas de jornal, por exemplo) • Despesas Não-Obrigatórias Variáveis (cinema, por exemplo)

Pergunto desde já: se você quisesse reavaliar seu orçamento, por qual categoria começaria?
Apenas uma dica: nesse exercício, não crie uma categoria de “cartão de crédito”, pois o cartão é apenas um veículo de pagamento de despesas. As despesas dentro do cartão, estas sim, devem ser colocadas cada uma em sua respectiva categoria.
Semana que vem continuo com este exercício!
Faça suas considerações no espaço abaixo destinado a comentários! Coloque também suas questões e dúvidas, que eu possa trabalhar em cima disso em próximos textos!
Grande abraço e que Deus nos abençoe!
Ronaldo Bella Sócio da Allux Investimentos Membro na Catedral Metodista de São Paulo