top of page

Deus cuida de nós


Em tempos de incertezas e inseguranças, bom é confiar no Senhor, pois Ele é a fonte de nosso auxílio e salvação. Deus consola, ampara, socorre e ama aos que a Ele se achegam. Que coisa maravilhosa! Em Deus podemos confiar. Quando se observa o testemunho daqueles e daquelas que confiaram em sua proteção, percebe-se que estiveram na presença de um Deus que é tremendo e poderoso, que não abandona e nem desampara aos filhos e as filhas que nEle procuram abrigo.


Deste modo, explano meu entendimento quando à dimensão do seu cuidar.


Do Senhor nos vem o consolo


“Porque o SENHOR consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e o seu deserto como o Éden, e a sua solidão como o jardim do SENHOR; gozo e alegria se acharão nela, ação de graças, e voz de melodia” – Is 51.3


Frente à adversidade, ao problema, à angustia, à tristeza e às situações que causam dor, podemos sentir o consolo de Deus sobre nós. Algumas pessoas cristãs, em momentos de felicidade, sequer se lembram do nosso amado Pai. Entretanto, Ele jamais nos abandonará (Deuteronômio 31.8; Hebreus 13.5).


Isaías leciona que o Senhor consolará o seu povo em momentos de dores, sejam elas leves ou profundas. Quando Isaías fala ao seu povo que sofria imensamente por causa de suas perdas. Com certeza, questionando o infortúnio que se abateu sobre ele, a palavra é profética, Deus consolará e fará.


O tradutor do texto bíblico para o português utilizou-se de dois verbos que e encontram no modo indicativo, futuro do presente simples: consolará e fará. Essa conjugação expressa um fato que deve ocorrer num tempo vindouro, em relação ao momento atual. Para à fé, o verbo colocado nesta conjugação é profético, expressa uma ação que Deus realizará e não que poderia realizar. Então meu irmão querido e minha irmã querida, pela fé que tenho em nosso Senhor, em se tratando de você que também é filho/a do amado Pai, afirmo que Deus o consolará e fará com que o tempo de bonança também chegue em sua vida.


Do Senhor vem o nosso amparo


“E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te; porque com este povo entrarás na terra que o SENHOR jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la. O SENHOR, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes” – Deuteronômio 31.7-8.


Em meio ao nosso povo, conheço algumas pessoas que se julgam incapazes, que nunca deram um passo de coragem. Pensam de si mesmas coisas pequenas parecendo que são complexadas e se sentem inferiores em relação às outras. A Bíblia nos orienta, através do apóstolo Paulo, para que não pensemos a nosso respeito além do que convém, mas que pensemos conforme a fé que do Senhor recebemos (Romanos 12.3).


Assim, meu amado irmão e irmã, que abandonem esse sentimento de incapacidade, pensem de si mesmo o justo e o correto, isso não é pecado, que sejam mais confiantes. Afinal, o Deus que estão servindo é um Deus que ampara. Vide o texto de Deuteronômio! Moisés anima a Josué e ao povo israelita, firmado na certeza de sua própria caminhada e também por crer na Palavra de Deus, em que o Senhor diz que não te deixará e nem te desamparará.


Também digo a você não desista dos seus sonhos e projetos, não desista das possibilidades que se abrem à sua frente, contentando-se com o bom quando Deus tem o melhor para você. Se tiver clamado e buscado do Senhor uma melhor oportunidade para sua vida e ela lhe apareceu, porque se amedrontar? Lembre-se, Deus não o deixará entregue a sua própria sorte, Ele caminhará com você, amparando-lhe em todo o seu caminho. Se a oportunidade não apareceu, do mesmo modo, Ele estará ao seu lado. Avante. Siga em frente. Não desista. Confie no Senhor.


Do Senhor vem o nosso socorro


“Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra” – Salmos 121.1-2.


Pessoas já me abordaram dizendo: “Pastor, eu já andei por todos os lugares à procura de socorro, não encontrei ninguém que pudesse me livrar do meu sofrimento, não sei mais o que fazer. Aqui, na Igreja, é o meu último lugar, Deus é a única coisa que não procurei ainda. Há alguma esperança para mim?”


Imagino quantas outras pessoas têm andado por aí da mesma forma? Será que Deus deve ser sempre a última tentativa? Meu irmão e minha irmã, Deus deve estar em primeiro lugar sempre. Quem criou os céus, os mares e a terra, não será capaz de socorrer e ajudar a quem por Ele procura para vencer os obstáculos que a vida reserva?


O salmista sabia que Deus era o seu socorro e que dEle vinha a sua salvação diante das adversidades. Problemas existirão, enquanto formos vivos, mas em Deus temos o socorro e o livramento. Nossa parte é confiar, agir com fé, descansando no Senhor e a dEle, por sua infinita graça e bondade, é fazer o que lhe é próprio: amparar, consolar e socorrer. O Senhor faz muito bem a sua parte, precisamos fazer bem a nossa.


Deus nos ama


"Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos" – João 15.13.


Ao citar este versículo, já me daria por satisfeito e poderia encerrar o tópico. Entretanto, quero que ajudar você a pensar um pouco sobre o assunto. Lembre-se, Deus provou o seu amor por nós enviando o seu Filho para nossa salvação (João 3.16). Aprendemos a amar porque o Senhor nos amou primeiro (I João 4.19). O amor de Jesus Cristo, o nosso Senhor e Salvador, teve sua maior expressão em sua morte na cruz do Calvário para que pudéssemos ser redimidos e redimidas. A afirmação de que o maior amor é daquele que dá a sua vida foi cumprida em Jesus, pois Ele a deu para sermos reconciliados com o Pai. Somos muito amados e amadas por Deus. Que bênção! Obrigado Senhor.


Finalizando


Sabendo que o nosso Deus consola, ampara, socorre e ama, somos desafiados e desafias a viver como Ele. Afinal, somos discípulos e discípulas do Senhor e o discípulo e a discípula deve fazer e viver como aprendeu com o seu Mestre. Que possamos exercer um ministério de consolo, amparo, socorro e amor, para que o nosso povo se pareça com o seu Senhor.


Do Pastor e Bispo, companheiro de caminhada.

 

José Carlos Peres Bispo presidente da Igreja Metodista na Terceira Região Eclesiástica

#Deus