top of page

Algumas dicas e orientações práticas • 2ª parte


Ronaldo
 

“Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?Vocês foram comprados por alto preço. Portanto,glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.” - I Coríntios 6:19-20

 

Esta semana darei continuidade ao texto da semana passada, oferecendo mais algumas dicas e orientações práticas para auxiliar você em suas finanças pessoais. E o assunto de hoje será a respeito de refeições e alimentação.


Em média, as famílias destinam de 20% a 30% do orçamento familiar para a alimentação.


Se você leu os 2 textos anteriores que escrevi, onde abordei a questão da diferença de necessidade e desejo, você facilmente saberá que alimentação é uma NECESSIDADE em nossas vidas. Não é possível viver sem alimentação. No entanto, existem algumas sugestões que podem ajudar você a economizar com alimentação, sem perder a qualidade!


Refeições


Na família contemporânea, onde tanto maridos quanto esposas e filhos trabalham, cozinhar pode ser muito complexo, o que pode levar muitas famílias a recorrerem com frequência a fast food, pizza, comida semi-pronta, etc, ou a com comerem fora de casa. Isso pode sair mais caro em pelo menos 2 aspectos:


• No aspecto financeiro, uma vez que comer fora de casa ou pedir comida por telefone/aplicativo pode sair até 6 vezes mais caro do que fazer a mesma comida em casa.


• No aspecto de saúde física, uma vez que alimentos semi-prontos e comidas que se pede por telefone/aplicativo muitas vezes não são saudáveis, ou não se sabe como são feitas, e a qualidade dos ingredientes.


Para resolver esta questão, pode ser interessante pensar em contratar uma pessoa que ajude a cozinhar, por 1 ou mais dias da semana. Esta pessoa pode eventualmente até deixar comida congelada para alguns dias da semana (de preferência, não muitos dias, para que se tenha sempre comida mais fresca possível). Além de garantir uma comida mais saudável, esta opção pode ser mais econômica!


Caso não queira contratar alguém, você mesmo ou alguém de sua família que goste de cozinhar pode optar por fazer uma quantidade maior de comida nos finais de semana e congelar para a semana.


Para quem trabalha e come fora de casa


• É normal sentir fome entre as refeições, e muitos acabam sempre comprando algo no meio da manhã ou de tarde, o que novamente pode não ser muito saudável, além de sair mais caro. Dessa forma, leve frutas de casa (ou mesmo alguns petiscos mais saudáveis, os quais você pode comprar pacotes grandes, pois são mais econômicos).



• Leve uma garrafa de água de casa, pois o preço de água na rua é mais caro.


• Havendo possibilidade, prepare e leve seu almoço, pois pode ser mais saudável e econômico.

Cultivando hábitos saudáveis.


• A alimentação é o combustível do corpo. Assim como um combustível de má qualidade prejudica o desempenho de um carro, da mesma forma uma alimentação ruim prejudica o funcionamento do nosso corpo, o que pode fazer com que tenhamos que ir mais à oficina (médicos) e gastar mais com manutenção (remédios, vitaminas, etc).


• Dessa forma, invista e saladas e coma frutas da época, são baratas, nutritivas e saudáveis!


• Quando estiver com sede, não busque imediatamente satisfaze-la em refrigerantes, por mais que se esteja acostumado (ou viciado?) a isso! Prefira a água, que mantém a hidratação do corpo e ajuda a diminuir a sensação de fome. Sucos naturais feitos em casa também são uma opção interessante!


• Mesmo que custem mais caro, busque mais informações a respeito de alimentos orgânicos (cultivados sem a presença de agrotóxicos), pois tendem a ser mais sadios para seu corpo. Existem diversos estudos que mostram a diferença benéfica (muitas vezes gritante) que os alimentos orgânicos trazem, frente aos alimentos cultivados com a presença de agrotóxicos.


• Não se engane: mais cedo ou mais tarde o corpo traz a conta do que se faz com ele! Cuide bem dele, como templo do Espírito Santo que ele é, e essa conta tende a ser menor!


Continuamos nas próximas semanas! Se desejar, faça suas considerações no espaço abaixo destinado a comentários! Coloque suas questões e dúvidas, que eu possa trabalhar em cima disso em próximos textos!


Grande abraço e que Deus nos abençoe!

Ronaldo Bella Sócio da Allux Investimentos Membro na Catedral Metodista de São Paulo

#colunistas #finanças #ronaldo #dicas #consumo

Post em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page