top of page

A IGNORÂNCIA é uma fonte de lucro! • parte 2


Ronaldo
 

“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento...” - Oséias 4.6a

 

Seguindo o assunto do texto anterior, onde falo sobre a importância de conhecer um pouco mais sobre os produtos oferecidos pelos grandes bancos, a fim de não ser “destruído” pela falta de conhecimento, neste texto quero falar sobre EMPRÉSTIMOS PESSOAIS.


Disse no texto passado que, quando alguém utiliza o limite do Cheque Especial por muito tempo e está com dificuldades de sair dele, uma das formas para resolver a situação é obter um Empréstimo Pessoal. Isso, porque a taxa de juros utilizada, via de regra, é cerca da metade da taxa cobrada pelo banco no Cheque Especial.


Mesmo assim, a taxa de juros do Empréstimo Pessoal ainda é MUITO alta (uma média de 6,8% ao mês), de forma que também é importante ter bastante CONSCIÊNCIA na hora da contratação.



Abaixo coloco algumas sugestões / orientações para você que está com necessidade de contratar algum tipo de Empréstimo:


Não recorra de imediato ao seu banco de costume, sem antes pesquisar bem as opções disponíveis no mercado. Como você já é cliente daquele banco e sua dívida está lá, isso pode ser mais maléfico do que benéfico em algumas situações, pois deixa o banco com a faca e o queijo na mão. É bastante comum o banco se aproveitar do seu momento de fragilidade para exagerar na taxa de juros ou tentar empurrar alguns produtos desnecessários para você. Quando fui gerente em uma agência bancária há alguns anos, em algumas situações eu ouvi de chefes e superintendentes que deveria aproveitar esse momento de fragilidade de meus clientes para empurrar alguns produtos do banco (seguros, capitalização, etc), sob o pretexto de conseguir uma taxa mais baixa, pois o cliente estaria “melhorando o relacionamento com o banco”. Esse tipo de venda casada não é permitido pelo Código de Defesa do Consumidor, então fique atento!


Certifique-se que você tem condições financeiras para arcar com o valor das parcelas! Muitas pessoas acabam por contratar Empréstimos Pessoais por impulso, sem planejamento e sem pensar se aquelas parcelas caberão em seu orçamento. Não adianta fazer um empréstimo para resolver o curtíssimo prazo e comprometer todo seu orçamento pelo longo prazo, pois pode cair novamente no limite do Cheque Especial, e ter que refinanciar tudo com mais juros sobre juros ainda, tornando esta dívida uma bola de neve enorme!


Evite a todo custo procurar financeiras! Via de regra, as financeiras cobram juros ALTÍSSIMOS (às vezes maiores do que a média dos juros cobrados em limites de Cheque Especial. E NEM PENSE em procurar agiotas! É uma atividade totalmente fora da lei, tanto para quem empresta como para quem toma!


Se tiver bens de valor que possa vender, considere esta possibilidade. Por exemplo, se tiver um carro quitado, pense com carinho em VENDER o carro, com o dinheiro QUITAR suas dívidas mais caras, e então comprar outro carro FINANCIADO, pois os juros de financiamento de carro são MUITO mais baixos do que de cheque especial ou empréstimo pessoal.


Também é possível REFINANCIAR bens móveis e imóveis (por exemplo, refinanciar carro ou casa quitados). Pelo fato de serem empréstimos com GARANTIA REAL, a taxa de juros pode ser muito mais baixa. Nesses casos, apenas TOME CUIDADO para não entrar novamente em mais dívidas, para que não perca estes bens, pois eles servirão de garantia no caso de não pagamento deste tipo de empréstimo!


EVITE emprestar dinheiro DE outra pessoa, ou PARA outra pessoa, e mais ainda, evite tomar empréstimos no seu nome, para emprestar esse dinheiro para outra pessoa. CANSEI de ver relacionamentos de amizade e até familiares destruídos, pela falta de pagamento de quem tomou emprestado. Não ponha em risco os relacionamentos de amizade e familiares que você possui!


• Antes de fechar algum empréstimo, consulte alguns destes sites que indico:

Quero Quitar (www.queroquitar.com.br); BankFacil (www.bkonline.com.br); Geru (www.geru.com.br); Serasa Consumidor (www.serasaconsumidor.com.br); dentre outros.


Caso deseje fazer algum comentário abaixo, por favor não guarde a si, mas fique à vontade para compartilhar!


Grande abraço e que Deus nos abençoe!

Ronaldo Bella Sócio da Allux Investimentos Membro na Catedral Metodista de São Paulo

#colunistas #finanças #ronaldo #ignorância #lucro