Metas para a vida financeira

“Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.” Hebreus 11:24-26
Lido com investidores ou interessados por investimentos há mais de 10 anos, e neste tempo pude aprender um pouco a respeito da forma com que as pessoas lidam com o dinheiro.
Alguns tem uma capacidade praticamente inata para poupar, mesmo sem um motivo específico. Outras, pelo contrário, além de não conseguirem poupar nada, passam a dever aos bancos, aos pais, aos cartões, ao mundo. E acredite em mim, isso pouco ou nada tem a ver com quanto se ganha, embora alguns creiam neste sofisma. Existem incontáveis casos de pessoas que ganham MUITO dinheiro (na casa dos 6 ou 7 dígitos mensais), mas ainda assim acumulam dívidas impagáveis.
Existe uma questão emocional e afetiva muito forte quanto à forma com que lidamos com o dinheiro, mas tratarei disso em um próximo artigo. Aqui colocarei de forma mais prática uma das principais razões pelas quais enxergo que muitas pessoas não conseguem poupar: a falta de objetivos, metas e alvos na vida.
Muitas são as pessoas com as quais converso, que nunca pensaram em poupar para comprar seu carro ou sua casa, antes, apelam imediata e impensadamente ao financiamento. Muitos outros nunca pensaram na aposentadoria e em como o futuro da previdência social é altamente incerto, principalmente considerando prazos mais longos.

O estabelecimento de alvos na vida é vital a todos nós. Tais alvos e metas devem ser estabelecidos considerando prazos curtos, medianos e longos. É interessante pensar, por exemplo, onde se quer viajar nas próximas férias. Ao invés de comprar um pacote de viagens no mesmo mês que vai viajar e ficar lembrando das parcelas pelos próximos 12 meses, porque não se antecipar a isso, e poupar mensalmente um valor para poder quitar tudo à vista, e mais barato, tendo maior poder de barganha? Já conheci pessoas que saíram de férias e quando voltaram foram demitidas, tendo que arcar com as amargas parcelas por um bom tempo depois.
Este é apenas um exemplo, mas esse exercício pode e deve ser utilizado para tudo: ao invés de financiar seu carro pagando juros praticamente a vida inteira (sempre trocando um financiamento por outro nas trocas de carro), por que não se programar para sempre compra-lo à vista sem precisar pagar os escandalosos juros cobrados pelos bancos? Ao invés de pagar juros, você ganha rendimentos ao poupar! Ao invés de financiar uma casa assim que se casa, por que não morar de aluguel em algum local que atenda ao casal no início (1 quarto por exemplo, com aluguel mais barato) e aproveitar pra poupar mensalmente um valor para comprar uma casa à vista ou dar uma boa entrada em pouco tempo?
O espaço é pequeno para me aprofundar mais no assunto, procurarei entrar mais a fundo em textos futuros, mas desafio você a estabelecer alvos, metas, objetivos de curto, médio e longo prazo. Ao invés de apelar para o crédito fácil (e caríssimo) disponível nos bancos, procure repensar sua vida financeira, a fim de se antecipar às despesas, e não reagir a elas. Esse estabelecimento de alvos ajuda e muito a controlar os impulsos de consumo (muitas vezes de coisas desnecessárias), pois existe um motivo relevante que vale a pena abrir mão do consumo imediato.
Relendo o texto bíblico citado no início do texto, vemos que Moisés agiu como agiu, pois “tinha em vista a recompensa”. Como ele tinha um alvo, uma meta, um objetivo maior, ele conseguiu ter forças para resistir àquilo que o desviaria de seu alvo. Serve para nós como exemplo e inspiração de que o estabelecimento de alvos na vida ajuda a resistir às “tentações” do consumo, e a tomar decisões financeiras mais inteligentes.
Programe seu futuro, pense em sua aposentadoria. Não dependa exclusivamente do INSS, principalmente se você ainda tem alguns anos ou décadas para se aposentar. O quanto antes começar sua programação, menor precisará ser o esforço financeiro para alcançar seus objetivos! Se precisar de algum auxílio nos cálculos, posso auxiliar.
Grande abraço e que Deus nos abençoe!
Ronaldo Bella Sócio da Allux Investimentos Membro na Catedral Metodista de São Paulo