Sobre necessidades e desejos.

“O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês,de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.”Filipenses 4.19
No texto da semana passada, recomendei um exercício a ser feito para esta semana, então quero começar a partir daí. Caso não tenha feito o (simples, porém útil) exercício, recomendo a leitura do texto da semana passada.
O exercício nos incentiva a pensar naquilo que é PRIORIDADE em nossas vidas (despesas obrigatórias, sejam elas fixas ou variáveis). E nisso não existe “certo ou errado”, mas escolhas e consequências. Para algumas famílias, por exemplo, os filhos devem obrigatoriamente fazer escola particular, e para isso abrem mão de várias coisas de seu orçamento. Inversamente, para outras famílias, dependendo das condições financeiras, os filhos em escola particular é uma possibilidade que nem é cogitada. Outro exemplo é o carro: enquanto algumas famílias consideram necessidade possuir 2 carros, para outras ter um carro é algo desnecessário.
No exercício, se você teve dificuldades para discernir o que são ou não despesas obrigatórias em seu orçamento, talvez possa se aprofundar na diferenciação do que é NECESSIDADE e do que é DESEJO. E aproveito o texto bíblico citado no início para me aprofundar um pouco a respeito disso.
É comum confundirmos necessidades e desejos. E nessa confusão, já vi muitas pessoas “declararem com fé” este versículo, na expectativa de que Deus os ajudasse a conquistar, a prosperar em suas vidas financeiras, a conquistarem um novo patamar em suas finanças, a conseguirem comprar um novo carro, uma nova casa, prosperar na empresa, e por aí vai!
No entanto, Paulo usa a palavra NECESSIDADE, e não DESEJOS. Não quero com isso dizer que Deus não atende nossos desejos também. Já vivi experiências de Deus me surpreender atendendo a desejos que eu tinha, que não necessariamente eram necessidades, e nisso vi a graça e o carinho de Deus. E provavelmente você, leitor/a, já tenha vivido experiências semelhantes.
O que quero dizer é que o compromisso de Deus é para com nossas necessidades. Deus nunca se propôs a suprir todos os nossos DESEJOS, até porque eles não têm fim. Onde um desejo é atendido, brotam outros 2 novos desejos. Deus nos dá, sim, CONDIÇÕES e capacidade para decidir quais desejos queremos atender, e para correr atrás de atender os que escolhermos como prioridades.
O texto de Provérbios de Provérbios 21.20 diz que “o homem de bom senso economiza, e tem sempre bastante comida e dinheiro em sua casa; o tolo gasta todo seu dinheiro assim que o recebe”. Em outras palavras, numa interpretação muito livre da minha parte, você pode ler este versículo da seguinte forma: “Deus dá condições de suprir as necessidades das pessoas e ainda sobra. O homem de bom senso tem suas necessidades supridas, sabe administrar quais desejos vai atender ou não e ainda consegue poupar, enquanto que o tolo não consegue controlar seus inúmeros desejos e gasta tudo o que ganha, sem planejamento algum”.
Nem sempre tudo o que você quer, necessariamente você precisa. Tornamo-nos sábios quando conseguimos diferenciar necessidades e desejos, e mais sábios ainda quando conseguimos decidir quais desejos vamos correr atrás e atender (sem deixar de atender as necessidades, logicamente) e quais vamos deixar de lado, sabendo que é impossível atender a todos os desejos que temos no coração, pois eles não têm fim (e graças a Deus por isso, pois é o que impulsiona a humanidade a sempre buscar o avanço!).
O compromisso de Deus é com nossas necessidades. No entanto, Ele também nos dá condições e capacidade de conseguirmos selecionar alguns desejos, e atendê-los! Isso só vai demandar sabedoria para decidir e boa gestão financeira de nossa parte!
Tem dificuldades em lidar com seus desejos? Dificuldades em diferenciar desejos e necessidades? Deixo o texto de Tiago 1.5: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida”.

Se desejar, faça suas considerações no espaço abaixo destinado a comentários! Coloque suas questões e dúvidas, que eu possa trabalhar em cima disso em próximos textos!
Grande abraço e que Deus nos abençoe!
Ronaldo Bella Sócio da Allux Investimentos Membro na Catedral Metodista de São Paulo