No parking


Patrícia

José e Maria não puderem “estacionar” nem por uma noite nas hospedarias em Belém. Todos na cidade estavam muito ocupados pelo recenciamento. Se não fosse o recenciamento, provavelmente teriam outras desculpas para receber uma família muito pobre. Nem um enxoval o bebê tinha (foi envolto em panos), sua mãe, uma adolescente provavelmente não tinha uma roupa específica para gestantes. O pai, José, da mesma maneira nada tinha.


As narrativas nos evangelhos nos permite imaginar um lugar sublime, se não fosse apenas pelo nascimento do Messias, que é personagem principal sempre. O brilho das estrelas, o silêncio da noite quebrado pelo choro do Menino embalado pelo canto dos anjos, a visita dos Magos, pastores cuidando do rebanho. Alguns animais também compõem e contemplaram esse cenário. Para todos eles, o estacionamento estava liberado.


O Primeiro Natal poderia ter sido celebrado em muitos outros lugares. A estrebaria não seria o melhor lugar para o Filho do Homem, mas foi ali, que o Menino – Pobre nos ensina que que Nova Vida é construída com humildade, ainda que a justiça pareça tão distante.


Certamente a expressão no parking não é bem-vinda justamente quando vamos ao shopping nesses últimos dias que antecedem o Natal. Nossa ética não permite estacionarmos em lugares proibidos, como vagas para idosos, gestantes, pessoas com necessidades especiais. Nem por um minuto eu e você estacionamos em lugares proibidos, isso é óbvio. Mas lhe convido a refletir: Como seria se o Menino -Pobre lhe pedisse para “estacionar” em seu caminho? Como seria se lhe pedisse um lugar para descansar? Sei que você o receberia sorrindo e feliz, mas se ao lado dEle estivesse homens e mulheres que vivem à margem da sociedade? Pessoas que não foram educadas como nós? Que não compartilham de mesmos ideais?


Ah! Como são os convidados de Jesus, certamente colocamos mais lugares à mesa. E Reafirmamos o convite:


- Venham! Vamos celebrar o verdadeiro Natal. Estacionem por aqui. Há lugares para tod@s.


Que Deus nos ensine que para Ele estacionar, nós precisamos recebê-lo de braços abertos.


Feliz Natal!


Emanuel!

 

Patrícia Marques Pastora na IM em Santana

#colunistas #patricia

Post em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square