O cântico da nossa dor


Patrícia

O texto de hoje não é de minha autoria. Agradeço ao autor, revdo. Josias Pereira por nos presentear com significativas palavras.


O CÂNTICO DA NOSSA DOR


“Sentados junto aos rios de Babilônia chorávamos, lembrando de Jerusalém. Pendurávamos os nossos instrumentos musicais, as harpas e as liras, nos galhos dos salgueiros. E para aumentar a nossa dor, os babilônios pediam para cantarmos as canções alegres que faziam parte do culto em Jerusalém. Mas como! Como cantar os hinos dedicados ao Senhor nessa terra estranha, onde os homens nos maltratam e castigam?”


(Salmo 137. 1-4 - A Bíblia Viva – Ed. Mundo Cristão).


Como pode cantar um povo na agonia da morte? É a morte em suas várias formas que assola o nosso meio: o desemprego, a pobreza, o roubo escandaloso dos colarinhos brancos, o assalto, a miséria, a criminalidade, o desmando, a corrução, o autoritarismo sem autoridade e tantas outras forças maléficas, que são as forças da morte!...


Mas, como pode cantar um povo na agonia da morte? Vivemos sob a monstruosidade da insegurança!... A ansiedade do desamor... a angústia do indiferentismo... a depressão da apatia... apatia? Apatia é anti-vida... a psicose do medo, do terror. São as forças da morte.


Sentados dentro dos templos, os cristãos cantam os alegres cânticos da alienação, lembrando as promessas futuras de um céu exclusivo para os “ bons”. Penduram as suas consciências nos altares dos templos e para amenizar a culpa fazem caridades individuais, paternalistas e cantam alegres cânticos da alienação, sem o mínimo respeito ao Cristo sofredor. Mas, como? Como cantar os hinos dedicados ao Senhor se estamos acomodados em nossos bancos ignorando e não querendo saber a miséria que assola o nosso povo? Igreja alerta! Toma consciência do ministério da Graça! Vá pelas ruas e avenidas e veja a dor do maltrapilho e sofredor, a criança abandonada e sofrida, o vício, a droga, o mal, a maldade, o desinteresse das autoridades constituídas.


Onde está a Igreja do Cristo sofredor que se propõe a morrer pelos sofredores?


Cristo nos chama para um novo ministério. Quem está pronto?


Este é o Cântico de nossa dor!...

 

Autor: Rev. Josias Pereira Encaminhado por Patrícia Marques Pastora na IM em Santana

#colunistas #patricia #musica

Post em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square