O que deve caracterizar uma igreja?

“...vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro...” I Ts 1.9 (Leia I Ts 1. 2-10)
O que caracteriza de fato uma igreja? Quero utilizar aqui o modelo da igreja em Tessalônica, onde o apóstolo Paulo descreve características de uma igreja que tem um testemunho marcante:
Operosidade da vossa fé: v.3 – uma igreja viva é uma igreja que trabalha. Precisamos colocar nossa fé a serviço do reino de Deus. Uma igreja que não trabalha, com certeza “dá trabalho para os seus pastores”.
Abnegação do vosso amor: v.3 – uma igreja viva é uma igreja generosa, que ministra o amor como sinal da graça e do poder do nosso Deus. A igreja só é igreja quando vive o que prega, a mensagem central do amor de Deus.
Firmeza da vossa esperança: v.3 – uma igreja viva é uma igreja que vive a esperança, tem uma mensagem escatológica, anuncia a segunda vinda de Jesus e a vida eterna. Mais do que uma igreja com um discurso imediatista, é uma igreja que vive a mensagem da peregrinação. Nossa esperança não está no consumismo religioso, mas no nome doce e eterno de Jesus Cristo! Imitadores do Senhor – v. 6 – uma igreja viva não adora simplesmente, mas segue, imita o nome do Senhor Jesus. Mesmo em meio a lutas e tribulações a igreja é composta de discípulos e discípulas de Jesus Cristo, verdadeiros imitadores deste Senhor, em todos os atos, palavras, pensamentos.
Servir ao Deus vivo – v.9 – uma igreja viva não idolatra nem imagens, esculturas e nem mesmo líderes religiosos, mas serve ao Deus vivo e verdadeiro. Quando servirmos ao Senhor, nosso testemunho deve repercutir como daqueles que deixaram o passado e passaram a servir o Deus vivo e verdadeiro.
O que caracteriza uma igreja? É o amor, compaixão, testemunho, serviço, é a paixão pelas almas, vidas transformadas.
O que caracteriza uma igreja é cada um de nós entendermos que somos o único Cristo que o mundo pode ver. Que nós somos esta igreja viva, este é o nosso desafio!
Que o Senhor nos abençoe e que nossa igreja possa experimentar o poder de Deus e cada um dos seus membros possa testemunhar o nome de Jesus, para que vejamos vidas transformadas e salvas!
Em Cristo, com meu carinho pastoral,
Rev. Marcos Antônio Garcia
Pastor na IM em Santo Amaro