Olimpíadas e sua vida financeira!

“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade,correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.E todo aquele que luta de tudo se abstém;eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível;nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta;assim combato, não como batendo no ar.”1 Coríntios 9.24-26

Em época de Olimpíadas, aproveito o gancho para falar um pouco de um trecho da primeira carta de Paulo aos Coríntios, especificamente sobre os versículos 24 a 26 do capítulo 9.
A história indica que os jogos olímpicos começaram a ser realizados por volta do ano de 776 antes de Cristo, na Grécia, ou seja, na época em que a carta foi escrita, os jogos olímpicos já eram conhecidos pelos Coríntios. Grande conhecedor da língua grega, Paulo usou no trecho bíblico citado no início do texto o exemplo de dois dos esportes olímpicos praticados na época, a corrida e o pugilato.
Paulo fala sobre a importância do foco e dedicação na “busca do prêmio”, incentivando aos coríntios (e a nós, hoje) a correr de tal forma que o alcançassem. Também fala sobre o sacrifício daquele que se abstém, para poder lutar e alcançar uma coroa.
Fazendo um paralelo com finanças à luz da Bíblia, a orientação de Paulo é de muita valia para quem quer ter uma vida financeira saudável!
FOCO
Quando se pensa em orçamento pessoal e doméstico, é importante ter objetivos, metas, alvos que se deseje alcançar! Para quem não sabe onde quer chegar e o que quer alcançar, qualquer caminho serve, e fica fácil se deixar levar pelo consumismo imediato.
Estabeleça alvos para sua vida financeira, tanto de curto, quanto médio e longo prazos, e dedique estes planos ao Senhor! Isso o auxiliará a manter o FOCO naquilo que pretende alcançar, ajudando a resistir à tentação do imediatismo.
DEDICAÇÃO
Um dos maiores vilões para uma vida financeira saudável é a “falta de tempo”. Coloco entre aspas, pois é uma desculpa usada por muitos, mas não de forma totalmente verdadeira. Temos tempo para redes sociais, para navegar à toa pela internet, repassar piadas pelo WhatsApp, e até para “caçar Pokemons” (a mais nova febre do momento). Mas muitos não dedicam nem 10 ou 15 minutinhos semanais para cuidar de suas finanças.
Não é preciso muito mais do que isso para manter suas finanças saudáveis! Alguns minutinhos por semana ou por dia são o suficiente para já começar a obter uma noção mais clara de como andam suas finanças. Para isso, tenha dedicação e utilize todos os mecanismos que estão à nossa disposição hoje, e que facilitam nossa vida: Excel, aplicativos de celular (Mobills, Minhas Economias, GuiaBolso, dentre outros), ou mesmo o velho e bom caderninho de anotações)!
SACRIFÍCIO
Ter uma vida financeira saudável significa ter total consciência de que não é possível abraçar o mundo. Você NUNCA terá o suficiente para satisfazer todos os seus desejos e vontades na vida. Isso porque quando conquistamos algo, logo aquela alegria momentânea da conquista se desvai, e o desejo de uma nova conquista surge.
A falta de saciedade é uma característica humana que não é de todo ruim, pois é o que incentiva a humanidade a sempre progredir. A questão é que não devemos ser escravos da falta de saciedade, e devemos aprender a ter limites em nossa vida financeira! Devemos saber dizer NÃO a nós mesmos e aos nossos impulsos, com vistas a alcançar nossos objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo!
Que este rico texto de Paulo, muito citado por pregadores para muitas situações de nossa vida, também nos ajude a amadurecer em nossa vida financeira!
Grande abraço e que Deus nos abençoe!
Ronaldo Bella Sócio da Allux Investimentos Membro na Catedral Metodista de São Paulo
#colunistas #finanças #ronaldo #olimpiadas #foco #dedicação #sacrifício