Parapeitos para sua vida.


Ronaldo
 

“Quando algum de vocês construir uma casa nova, faça um parapeito em torno do terraço, para que não traga sobre a sua casa a culpa pelo derramamento de sangue inocente, caso alguém caia do terraço.” - Deuteronômio 22.8

 

O versículo citado acima é bem curioso. Ele faz parte das leis que Moisés, inspirado por Deus, deu aos hebreus. Embora um texto antigo e dado em um certo contexto da época, é possível fazer um paralelo com os dias de hoje, de forma que seu entendimento é totalmente atual!

Ele trata acerca da necessidade de se precaver de situações que fogem de seu controle, e sobre situações de desgraça e tragédias que podem, sim, atingir a todos, inclusive nós cristãos. Acerca disso, Salomão também fala, em Eclesiastes 9.11-12:


“Percebi ainda outra coisa debaixo do sol: Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos.


Além do mais, ninguém sabe quando virá a sua hora: Assim como os peixes são apanhados numa rede fatal e os pássaros são pegos num laço, também os homens são enredados pelos tempos de desgraça que caem inesperadamente sobre eles”.


Ainda que considerado um pouco “depressivo” em seu livro Eclesiastes, Salomão tem razão em nos alertar quanto à imprevisibilidade da vida. E nisso muitos cristãos pecam!


É só olharmos para o lado, para vermos que situações adversas da vida acontecem com muitas pessoas, inclusive cristãos. Mesmo assim, é muito comum encontrarmos cristãos que pensam que nada nunca acontecerá consigo ou com sua família, pois são “protegidos por Cristo”. Falando uma vez com um pai de família (que ganhava bem) sobre a necessidade de contratar um seguro para proteger sua esposa e filhos, ouvi exatamente essa frase: “Jesus me protege”. Ele apenas esqueceu (ou ignorou!) quantos pais e mães de família cristãs deixam seus familiares, por tragédias e situações adversas da vida!


Na época de Moisés, os hebreus eram considerados como o povo de Deus, da mesma forma que nós hoje. E isso não isentou os hebreus da responsabilidade de obterem para si mecanismos de proteção contra imprevistos. Em outras palavras, no meu entendimento, o versículo diz assim: “sabemos que somos povo de Deus, sabemos que Deus nos protege, mas acidentes podem ocorrer, pode acontecer de alguém subir no seu terraço, perder o equilíbrio, cair e morrer. Então, para que você não seja considerado culpado CASO alguém caia (pois pode acontecer!), construa um mecanismo de segurança, coloque um PARAPEITO, uma proteção!”


Existem diversos “parapeitos” que podemos buscar em nossas vidas, para diminuir a dor e a dificuldade caso algum acaso aconteça! Cito alguns:


• Seguro de vida, em que os beneficiários recebem o capital no caso de falecimento do titular, seja qual for a causa;


• Seguro contra invalidez, caso fique parcial ou totalmente inapto a continuar trabalhando;


• Seguro contra doenças graves, em que se recebe o capital ainda em vida caso seja diagnosticado alguma das doenças graves cobertas;


• Ter o equivalente a 6 a 12 meses de seu salário guardado em algum investimento de resgate imediato, caso aconteça algum desemprego ou alguma emergência de qualquer tipo;


• Seguro de seus bens, o que inclui seguro de seu veículo e de sua casa, por exemplo;


• Tirar férias (também é um mecanismo de segurança, um parapeito contra o “piripaque”!), uma vez que nosso corpo não é uma máquina infalível, e precisamos de descanso do corpo e da mente!


• Alimentar-se bem e cuidar de sua saúde, pois da mesma forma que um carro abastecido com combustível ruim pode vir a falhar e necessitar de reparo, o mesmo ocorre com nosso corpo! Não adianta ser relapso com o corpo e querer que Deus o proteja de problemas de saúde!


• Poupar para o seu futuro, pois não se sabe o tamanho de suas necessidades no futuro, e não se deve contar apenas com o INSS.


Estes são alguns parapeitos que você pode ter em sua vida! Não seja um cristão parcial, que crê apenas em algumas partes da Bíblia! Creia que ela ALERTA sobre a imprevisibilidade da vida! Cuide de você e de quem você ama! Não seja orgulhoso de forma a achar que está num nível superior, e que nada nunca ocorrerá com você.


Caso deseje fazer algum comentário abaixo, por favor não guarde a si, mas fique à vontade para compartilhar!


Grande abraço e que Deus nos abençoe!

Ronaldo Bella Sócio da Allux Investimentos Membro na Catedral Metodista de São Paulo

#colunistas #finanças #ronaldo #produtos #bancários #desmitificando

Post em Destaque
Posts Recentes