Preparados para a chuva?


Ronaldo

Quando chove em sua igreja, é preciso abrir um guarda-chuvas, ou seu telhado é bem cuidado?


Com a chegado do verão é sabido que as intensidades das chuvas aumentam, e os problemas ocasionados por este aumento na intensidade surgem não só nas igrejas, mas nas ruas e avenidas, em bairros cortados por córregos, rios e etc; mas vamos nos ater as nossas igrejas neste texto.


O grande problema das infiltrações e goteiras sem dúvida nenhuma, é o telhado/laje/cobertura com problemas, e com alguns cuidados é possível até eliminar esse grande problema em uma edificação.


E vamos dividir em partes nosso trabalho de manutenção e cuidados com a “cobertura” que pode ser telhado, laje ou um misto das duas.


Em primeiro lugar é imprescindível tomar cuidado com a segurança de quem vai subir no telhado, de acordo com a NR 35 (norma regulamentadora do ministério do trabalho e emprego) não é aconselhável que pessoas com mais de 100 kg executem esse tipo de trabalho, sendo assim cuidado!!!


E quando o telhado for muito alto, é necessário contratar profissionais habilitado para esse tipo de trabalho.


As calhas devem ser limpas e desobstruídas periodicamente, o entupimento de calhas representa uma grande parcela das infiltrações e goteiras, quando as calhas são limpas a tendência é que elas levem as águas pluviais para baixo, seja para reservar essa água, ou seja para lançar fora.


A verificação do telhado “muito importante é fazer essa verificação com as telhas secas, isso se dá com um período aproximado de 48 horas sem chuva sobre o telhado”, essa verificação é para substituir telhas quebradas, alinhar as telhas que esteja desalinhadas e também retirar materiais que possas entupir as calhas.


Já quando a edificação é coberta por laje, o trabalho é mais delicado, pois é difícil identificar possíveis falhas, a não ser uma rachadura grande, mas nesse casso o problema já é estrutural. Limpezas nas lajes sempre são bem-vindas, remoção de entulhos e materiais sem utilização, verificação dos ralos, deixá-los sempre desobstruídos é essencial.


Com esses pequenos cuidados é possível deixar a edificação sem goteiras e infiltrações, podendo assim manter o local limpo e sem riscos aos usuários.


Bicicleta

Oseias S. Moraes Engenheiro e Professor de Juvenis Membro na IM em Vila Formosa

#colunistas #telhado

Post em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square