Quando opostos se atraem • Perfis Financeiros

“Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” - Amós 3.3
No texto da semana passada falamos sobre a importância de conhecer o seu PERFIL FINANCEIRO, bem como de seu cônjuge. Dentre os perfis existentes, citei os poupadores, os gastadores, os descontrolados, os desligados e os financistas.
Claro que você não deve apontar o dedo ao seu cônjuge e “denunciar” que ele tem tal ou tal perfil, o ideal é que cada um reconheça o perfil a que mais se assemelha, e compartilhe com o outro, para saberem os passos que devem tomar para um amadurecimento da vida financeira do casal.
É bastante comum encontrarmos cônjuges com perfis financeiros totalmente diferentes um do outro, de forma que passo a dar algumas dicas e orientações gerais a respeito do relacionamento entre os perfis:
Poupador/a e Gastador/a
• Os números tendem a sempre ser motivo de brigas!
• Dessa forma, o cônjuge de perfil poupador deve encontrar boas causas guardar dinheiro, e o de perfil gastador deve aprender a segurar os gastos, vislumbrando o atingimento de metas comuns aos dois, inclusive contribuindo para o levantamento de quais metas devem ser buscadas, para que também tenha ânimo para desacelerar seu consumo!
Desligado/a e Poupador/a (ou Financista)
• As discussões são mais esporádicas do que no casal acima, pois o cônjuge de perfil desligado tende a concordar com os planos do de perfil poupador, e tende a se acostumar com as planilhas e controles do cônjuge de perfil financista.
• Correm o risco de acumularem dinheiro, porém, também acumularem a frustração de não terem “curtido a vida” como deveriam.
• O ideal é que ambos estabeleçam objetivos que os façam também desfrutar de seu patrimônio (experiências novas, viagens, etc), e não apenas poupar.

Poupador/a e Financista
• As discussões aqui também tendem a ser ainda mais raras, porém correm o risco de ter uma vida mais “monótona”, não se permitindo novas experiências, viagens, compra de patrimônio, com o pretexto de uma necessidade cada vez mais crescente de poupar, mesmo sem qualquer necessidade de objetivos.
• Devem ter cuidado para não desenvolverem amor ou apego excessivo ao dinheiro, e um caminho para isso pode ser o da contribuição (como “vacina” contra o amor ao dinheiro), bem como estabelecimento de metas para usufruir de seu patrimônio.
Gastador/a e Desligado/a
• Tende a ser um casal “bomba relógio”. O começo pode ser tranquilo, pois o cônjuge de perfil gastador se apega ao consumo e o de perfil desligado não se incomoda com os hábitos de consumo do outro.
• No futuro, no entanto, podem acumular patrimônios diferentes, ou, o que é mais provável, não acumulem patrimônio, de forma que os sonhos podem acabar indo por água abaixo. Não é incomum, ainda com pouco tempo de casados, perceberem que estão num mar de dívidas e dificuldades financeiras.
• Ambos devem buscar disciplina para formar uma poupança, estabelecendo metas (inicialmente de curtíssimo prazo, para tomarem o hábito, e depois aumentando o prazo das metas).
Descontrolado/a e demais perfis
• O cônjuge de perfil descontrolado tende a levar cônjuges de perfis desligados e gastadores ao buraco, e cônjuges de perfis poupadores e financistas à loucura.
• Precisa mudar drasticamente sua postura, devendo reconhecer que, mesmo sempre tendo “coisas mais importantes a fazer”, deve parar e refletir sobre suas finanças, nem que alguns minutos por semana. Deve reconhecer que cuidar de suas finanças é uma coisa MUITO importante, sob o risco de colocar sua vida financeira e seu casamento em risco.
Uma sugestão que cabe a todos os perfis financeiros é participar de cursos sobre Finanças Pessoais, e até buscarem um profissional da área, como um Coaching Financeiro, por exemplo. Quem optar pelo curso de Finanças Pessoais, existe um gratuito de qualidade muito boa (todo em vídeo), neste link: https://www.xpeducacao.com.br/curso/financas-pessoais
Se desejar, faça suas considerações no espaço abaixo destinado a comentários! Coloque suas questões e dúvidas, que eu possa trabalhar em cima disso em próximos textos!
Grande abraço e que Deus nos abençoe!
Ronaldo Bella Sócio da Allux Investimentos Membro na Catedral Metodista de São Paulo