top of page

A REFORMA PROTESTANTE


Abordagem histórica sobre a Reforma: qual a importância dessa data para os cristãos protestantes?

Dia 31 de outubro a Reforma Protestante comemora 500 anos. O que foi esse fato na história da Igreja? Por que foi necessária a Reforma? O que quer dizer a palavra Reforma? – A palavra reforma significa - “dar de novo a forma, dar forma ao que perdeu a forma”. Por que é necessária uma reforma? Só é necessária uma reforma, quando acontece uma deforma, algo que perdeu sua forma. Mas antes que haja uma deforma, é necessário que haja uma forma, identidade, um formato, perfil, padrão...Antes de haver a Reforma Protestante, a Igreja tinha uma forma, a Igreja nasceu. No período que vai de Malaquias (o ultimo profeta do antigo testamento) a Mateus, com a vinda de João Batista foi um período de mais ou menos 400 anos, sem Deus enviar um profeta, sem Deus falar com o homem. Nesse período de ano, o império que predominava era o Greco- macedônio – de Alexandre, o Grande. Com a morte dele, o império se dividiu com seus quatro generais: os Ptolomeus e os Selêucidas até que nesse tempo outro império começa a nascer, crescer e dominar o mundo – o Império Romano. Depois de 4 séculos, é enviado o Messias. Jesus nasce sobre o domínio do Império Romano, cumprindo todas as profecias dos profetas do Antigo Testamento e, instaura seu Reino com poder e autoridade. Morre na cruz, ressuscita ao terceiro dia e fica mais 40 dias na terra. Mas antes de subir aos céus Jesus deixa uma missão aos seus discípulos. “Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra”. (Atos 1.8)


Em Atos 2, acontece a descida do Espírito Santo, na festa de Pentecostes. Festa que acontecia 50 dias depois da Páscoa. Uma festa que celebrava os primeiros frutos, as primeiras colheitas, e ali inicia as primeiras conversões, por isso, a relação com o Pentecostes. Ali nasce a primeira Igreja de Cristo. No verso 42, de Atos diz: “E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações”. Estudando essas passagens bíblicas entendo que a igreja começa tomar sua forma (perseveravam na doutrina dos apóstolos), a doutrina que eles (apóstolos) receberam de Jesus, enquanto estiveram com ele. Jesus elevou o entendimento da lei, doutrinou os apóstolos e estes com o que receberam do senhor, doutrinam as pessoas. Em Atos 9, a igreja continua a tomar sua forma, continua a crescer e acontece a conversão de Saulo, que tem um encontro com o Senhor, a caminho de Damasco. Deus levantou um homem que foi o responsável pela Teologia da Igreja, o homem que foi responsável em escrever a espinha dorsal da Teologia. A igreja começa a tomar sua forma – na justificação pela fé. Em Atos 4.12 – Paulo mostra que a salvação é por meio da graça, não pela lei...a Igreja toma sua forma com fundamento, com pastor, doutrina, mestre, evangelista, ela nasce em Atos 2. Atos 8 aponta o início uma grande perseguição sobre os discípulos e a Igreja começa a ser dispersa. Ela começa a crescer em todo o perímetro do Império Romano, e Paulo começa suas viagens missionárias em toda bacia do mediterrâneo, e começa a plantar a igreja, em 40 anos, por todo o Império Romano. Ali a Igreja nasceu e tomou forma, com conteúdos bíblicos e teológicos.


No ano 60, 68 Paulo é morto a mando de Nero, e os demais apóstolos também vão morrendo. João preso na Ilha de Patmos, escreve o Apocalipse. Após sua morte a igreja começa a crescer - até o final do século 3. Porém, no ano 313 Constantino, o Imperador decreta o cristianismo como a religião oficial do império juntando Estado e Igreja. E aí começa uma “deforma”, inicia-se um “paganismo” (segundo pesquisas - Paganismo: Termo criado pela Igreja Católica na idade média, usado para designar romanos que continuavam fiéis às suas antigas religiões, não aceitando o cristianismo.


Hoje considerada uma religião politeísta, que baseia o poder de suas divindades na força da natureza. Seus seguidores são livres para escolher quais divindades venerar, ou até mesmo não venerar nenhuma divindade, mas apenas a fonte de vida da natureza). Elementos da cultura greco-romana, começam a ser inseridos nos elementos de culto e nasce o papado romano. Até chegar no século 12, e inicia-se a inquisição, caça as bruxas, mortes, chacinas, infanticídios, torturas...nesse período da igreja de Cristo vai perdendo sua forma, sua característica doutrinária, comprometendo sua membresia.


No século 16, o Papa Leão X teve o desejo de construir uma faraônica catedral, e então entra em cena a indulgencia papal – o pecador só poderia ser salvo, receber o perdão dos pecados, mediante a posse de um documento chamado Indulgencia, para poder ter os seus pecados perdoados, mas esse documento só era adquirido mediante um pagamento. Na verdade, era para o Papa construir a Basílica. Foi o período medieval - ninguém tinha acesso a bíblia, aos cultos na sua língua, a igreja católica detinha o poder da ciência, da medicina, das artes, da teologia...a igreja perdeu sua forma.


Martinho Lutero - no interior da Alemanha, numa cidade chamada Wittenberg, Deus começa a trabalhar no coração de um monge da ordem agostiniana, chamado Martinho Lutero que servia numa igreja na Alemanha. Ele tinha muito problema com a palavra “justiça”, ele achava que Deus era um vingador, um tirano, e que Deus colocava o pecado nos homens e depois os punia com sua ira. Ele odiava Cristo! Ele tentava obter a salvação por meio de penitencias e flagelação. Até que um dia ele é enviado a Roma para estudar a Bíblia. Lutero tem um encontro com a obra prima das escrituras – a epistola de Paulo aos Romanos, no capitulo 3, a hora que ele lê os versos 21 a 26, ele entende que a salvação é por fé, não por obras, e ali ele tem um encontro com Deus! Ele percebeu o desvio da Igreja Católica e, em 31 de outubro de 1517, Lutero vai até a Igreja Castelo de Wittenberg e prega na porta da igreja, suas 95 teses, e dando início ao movimento da Reforma Protestante.


As portas das igrejas naquela época funcionavam como murais, e ele fez isso sabendo que aquela mensagem seria propagada. Suas teses debatiam as indulgencias, e deste ato de Lutero – contra a Igreja Católica e desse movimento nasce a Reforma, o objetivo de Lutero era fazer com que a Igreja se voltasse as escrituras e doutrinas dos apóstolos.


Lutero foi intimado a comparecer a um concílio onde foi excomungado da Igreja por não negar suas teses.


Ele traduz a bíblia para o alemão e nasce a Igreja Protestante.


A reforma foi resumida em 5 pontos: sola Scriptura (somente as escrituras); sola Fidi (somente a fé); sola Gracia (somente a graça) Efesios 2.8; Solus Christus (somente Cristo); Soli deo gloria (somente a Deus dar gloria). Nisto consiste a Reforma – fazer com que a igreja voltasse a ter a forma de Atos 2.

Camila de Abreu Jornalista Regional

#Reforma

Post em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page