top of page

Sobre a imprevisibilidade da vida


Ronaldo
 

“Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade,passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro".Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida?Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.Ao invés disso, deveriam dizer:"Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo".Tiago 4:13-15

 

NSe existe algo absolutamente previsível na vida, é a imprevisibilidade da vida. Atire a primeira pedra quem nunca foi pego de surpresa pela vida, e se viu em situações totalmente fora do controle ou fora dos planos previamente realizados.


Como diz o texto acima, dentre vários outros existentes na Palavra de Deus, nossa vida está nas mãos do Senhor, e não sabemos o que será do dia de amanhã. Não sabemos se estaremos vivos ou se seremos chamados pelo Senhor, se teremos saúde ou se enfrentaremos luta contra alguma doença, não sabemos se continuaremos trabalhando ou se estaremos como estão atualmente quase 12% da população, desempregados.


Diante da imprevisibilidade da vida, Deus deu ao homem inteligência e várias orientações na Palavra de Deus acerca de como se precaver a diversas situações. Diante da incerteza de um futuro desemprego, podemos (e devemos) cultivar o hábito de ter uma reserva financeira investida, de preferência equivalente a pelo menos 6 a 12 meses de sua renda mensal (Provérbios 30.25, que mostra o exemplo da formiga, que cultiva sua comida no verão).


Diante da imprevisibilidade diante de nossa saúde, é importante cuidar bem de nosso corpo, de nossa alimentação, além de termos um bom plano de saúde, ao qual possamos recorrer em situações de enfermidade, se tiver condições de possuir um (1 Timóteo 5.23; 1 Coríntios 6.19).


Diante da imprevisibilidade diante da vida, é importante buscar seguros que protejam sua vida, bem como de seus familiares e dependentes.



São inúmeros os exemplos (e você provavelmente conhece alguns) de famílias que sofreram perdas de entes queridos, e por conta disso foram obrigadas a reavaliar todo seu estilo de vida e de seus filhos, não raramente, vindo a passar por severas privações.


Venho de uma experiência bancária (fui gerente de agência de um banco multinacional há uns 10 anos atrás) e percebi que muitos gerentes vendiam seguros de vida de forma descompromissada, quase que irresponsável, apenas para bater suas metas de vendas, o que faz com que muitas pessoas, infelizmente, “torçam o nariz” quando ouvem falar de seguros.


Quando se pensa me seguro de vida, precisamos pensar em algumas questões, tais como:


CAPITAL SEGURADO: É o valor da cobertura do seguro. Recentemente, conversando com um cliente (única fonte de renda de sua família), ele disse que tinha seguro, no entanto, quando foi pesquisar, a cobertura era de R$ 20 mil. Logo ele percebeu que esse valor não garantia em NADA sua família, caso ele ficasse impossibilitado de gerar renda ou se viesse a faltar. Dessa forma, é importante ter uma cobertura que efetivamente PROTEJA sua família.


PRAZO DE VALIDADE: Existem seguros que você pode fazer por um prazo definido, o que ajuda a abater o custo do prêmio (que é o valor pago mensalmente ou anualmente no seguro).


EXAMES MÉDICOS: O ideal é que se procure apólices individuais (e não coletivas), onde você faz exames médicos ANTES da contratação, para que a seguradora avalie individualmente sua saúde e seu risco, e decida se aceita você como cliente ou não. Uma vez aceito, torna-se um seguro individual e, via de regra, unilateral (ou seja, só você pode cancelar, a seguradora não pode mais cancelar).


COBERTURAS ADICIONAIS: Existem seguros que permitem coberturas adicionais, como invalidez permanente parcial ou total (que liberam o valor coberto ao segurado ainda em vida), cobertura de doenças graves (alguns cobrem câncer, AVC, infarto, etc), cobertura de internação hospitalar (onde o segurado recebe um capital diário caso venha a ficar internado em ambiente hospitalar), dentre várias outras coberturas adicionais, que garantem não apenas em caso de morte física, mas também no caso do segurado, em vida, não conseguir mais gerar renda por um período ou indefinidamente.


Não caia na tentação de achar que você é inatingível por situações adversas da vida. Olhe para o lado, e veja que o sol nasce sobre justos e injustos, e situações difíceis podem ocorrer a quaisquer pessoas e famílias. Proteja-se e, principalmente, projeta sua família e quem precisa e depende de você!


Se desejar, faça suas considerações no espaço abaixo destinado a comentários! Coloque suas questões e dúvidas, que eu possa trabalhar em cima disso em próximos textos!


Grande abraço e que Deus nos abençoe!

Ronaldo Bella Sócio da Allux Investimentos Membro na Catedral Metodista de São Paulo

#colunistas #finanças #ronaldo #imprevisível #vida

Post em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page