Sua igreja é segura?


Ronaldo

Quando o assunto é segurança, pensamos em como podemos proteger bens de possíveis furtos ou roubos.

Mas hoje falaremos de segurança das edificações no sentido de gerar segurança para os usuários do templo.

Para uma edificação ter autorização para o seu pleno funcionamento, é necessário à emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que só pode ser feita por um profissional habilitado, como por exemplo um engenheiro (a) civil. Este documento tem como principal característica apresentar um projeto de segurança contra incêndio, e o profissional responsável verificará, por exemplo, os materiais empregados na edificação para que não gerem fumaça tóxica pela sua queima em caso de um suposto incêndio.

A edificação deve ter um sistema de combate a incêndio, com extintores “e dependendo do tamanho da edificação, e não somente tamanho em m², mas a capacidade de ocupação do espaço” também se fará necessário a instalação de hidrantes destinados a este fim.

Rotas de fuga e portas de emergências devem também fazer parte do projeto, sistemas com detectores de fumaça e/ou chuveiro automático contra incêndio “os sprinklers”, são itens que compõem o sistema de segurança contra incêndio.

Não podemos deixar de falar dos cuidados com os usuários do espaço em sua locomoção, como por exemplo os corrimãos devem obrigatoriamente ser instalados em todas as escadas e rampas da edificação para uma possível fuga.

Um cuidado muito importante deve ser tomado pela administração da igreja, quando acontecerem festas na igreja, seja no templo, salão social, ou qualquer outra parte da edificação, tendo em vista que decorações que utilizem velas, devem ser usadas com muito cuidado, pois pequenos deslizes podem gerar grandes incêndios e gerar risco a integridade física dos usuários.

O sistema de para raios da edificação também deve estar funcionando em plenas condições, não podemos simplesmente colocar um cabo enterrado no solo e dizer que é um sistema de para raios, esse sistema é extremamente importante, e é necessário um projeto específico que comtemple todos os sistemas de segurança da edificação.

Tomando todos esses cuidados e contratando um profissional para a elaboração do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), sua igreja estará segura e poderá ser benção na vida de muitos usuários!


Saída de Emergência

Oseias S. Moraes Engenheiro e Professor de Juvenis Membro na IM em Vila Formosa

#colunistas #segurança #igreja

Post em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square