Sua igreja tem um bom som?


Ronaldo

Sua igreja tem bons equipamentos, mesa de som digital, microfones de última geração, caixas de som e retorno de primeira linha, instrumentos profissionais, e mesmo assim o som não é tão agradável?

Saiba que o problema pode não ser os equipamentos, e sim a edificação, as igrejas em sua maioria esmagadora não foram projetadas para ter uma boa acústica, o projeto acústico quase nunca é feito para igrejas, isso implica em sérios prejuízos quando os equipamentos musicais, ou simplesmente o microfone é ligado.

As empresas que vendem esses equipamentos, não tem como mudar uma edificação já existente, o que as boas empresas de sonorização fazem é tentar amenizar os prejuízos para os equipamentos de som, causado pela falta de um projeto de acústica, ainda na fase de projeto da edificação.

Em algumas edificações o piso frio “material cerâmico em geral” acaba atrapalhando muito o som ambiente, a altura da igreja “o pé direito“ também pode prejudicar muito o som no ambiente.

E então o que pode ser feito para melhorar o som ambiente?

O ideal seria que na faze de projeto da edificação, o (a) Arquiteto (a) ou o Engenheiro (a), projetassem a acústica do ambiente, e isso implica na escolha do desenho, escolha dos materiais, instalações elétricas, e até mesmo na quantidade e disposição das janelas do ambiente.

É claro que aqui a proposta não é um projeto de uma sala de shows e espetáculos, e sim de um ambiente de culto a Deus, com boas condições para a acústica.

Em alguns casos a troca do piso cerâmico por piso de madeira ajuda e muito a melhorar o som ambiente.

Mas o melhor a fazer antes de comprar um monte de equipamentos novos para melhorar o som de sua igreja, é consultar profissionais especializados em acústica e equipamentos sonoros. Desta maneira é possível fazer um investimento adequado, e melhorar muito o som da igreja.


Oseias S. Moraes Engenheiro e Professor de Juvenis Membro na IM em Vila Formosa

#colunistas #som #audio

Post em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square