top of page

Uma palavra sobre tristeza


Tem gente que fala que crente não fica triste. Pessoa que diz isso é muito insensível e precisa ter lições de amor com Jesus. Ele sabia ouvir a dor das pessoas. Ele amou muito e até o fim. Em nome desse amor, te convido a olhar para dentro de si mesmo e tentar mapear sua tristeza, (no caso de você estar triste ou conhecer alguém que está) e pedir ajuda, se necessário for. Para entender a tristeza, eis a seguir um extrato de um texto de Rubem Alves: "(...) Olhe, há tristezas de dois tipos. Primeiro, são as tristezas para as quais há razões. Fico triste porque o meu cãozinho morreu, porque o meu filho está doente, porque as crianças esfarrapadas e magras me pedem uma moedinha no semáforo, porque o amor se desfez. Para essas tristezas há razões. Quem não sente essas tristezas está doente e precisaria de terapia para aprender a ficar triste. Tristeza é parte da vida. Ela é a reação natural da alma diante da perda de algo que se ama. O mundo está luminoso e claro - mas há algo, uma perda, que faz tudo ficar triste.

Segundo, são as tristezas de crepúsculo. O crepúsculo é triste, naturalmente. Não, não há perda nenhuma. Tudo está certo. Não há razões para ficar triste. A despeito disso, no crepúsculo a gente fica. Talvez porque o crepúsculo seja uma metáfora do que é a vida: a beleza efêmera das cores que vão mergulhando no escuro da noite. A alma é um cenário. Por vezes, ela é como uma manhã brilhante e fresca, inundada de alegria. Por vezes ela é como um pôr de sol, triste e nostálgico. A vida é assim. Mas, se é manhã brilhante o tempo todo, alguma coisa está errada. Tristeza é preciso. A tristeza torna as pessoas mais ternas. Se é crepúsculo o tempo todo, alguma coisa não está bem. Alegria é preciso. Alegria é a chama que dá vontade de viver. (...)


Mas há um limite. É preciso que a tristeza seja temperada com alegria. Tristeza, só, é muito perigoso. As pessoas começam a desejar morrer. Essa é a razão por que os deprimidos querem dormir o tempo todo. Dormir é uma morte reversível. Quando a gente está com dor de cabeça, toma aspirina sem vergonha alguma. Quando a gente está com dor de alma, tristeza, algum remédio é preciso - para não querer morrer, para voltar a ter alegria.


Uma ajuda para a tristeza é conversar. Para isso é preciso ter alguém que escute, que entenda a tristeza. Muitas pessoas procuram terapia para isso, não porque sejam doentes mentais, mas porque precisam compartilhar sua tristeza com alguém que conheça a luz crepuscular". (Rubem Alves em: Se eu pudesse viver minha vida novamente").


Olhe para dentro de você!


Entenda que tempo você está vivendo e se preciso for, nos procure!


Saiba que estamos orando por você.


Boa semana!


Ana Carolina Chizzolini Alves

Pastora na Catedral Metodista de São Paulo

#reflexão #tristeza

Post em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page