Você já ouviu falar em Norma de Desempenho?


Ronaldo

A ABNT NBR 15575:2015 Edificações Habitacionais, é composta por 6 partes, essa norma apresenta os requisitos mínimos exigíveis para uma edificação.

Mas o que isso tem haver com igreja?


As novas edificações têm de atender essa, e outras tantas normas, mas especificamente essa, como o nome sugere, trata do desempenho da edificação.


Por exemplo - conforto térmico, você já deve ter ido há algum imóvel, que no calor é insuportável permanecer dentro do local, e no frio parece que vamos congelar.


O conforto térmico que essa norma abrange, traz parâmetros para que esse desconforto não aconteça, isso implica em quais matérias e de que maneira são usados na construção.


E isso tudo é importante para que não continuemos cometendo o velho erro da boa vontade de construir sem projeto. Inúmeros outros assuntos são abordados nessa norma.


Requisitos gerais, sistemas estruturais, sistemas de piso, Sistemas de vedações verticais internas e externas, sistema de cobertura e sistemas hidrosanitários.


Isso tudo é para que as novas edificações, ou grandes reformas apresentem qualidade e conforto ao usuário, e esse usuário muitas vezes sermos nós mesmos.


Então lembre-se, toda edificação precisa atender requisitos mínimos de desempenho!

Oseias S. Moraes Engenheiro e Professor de Juvenis Membro na IM em Vila Formosa

#colunistas #normas #ABNT

Post em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square